Aikidô prático para a vida

Praticantes de AIKIDO devem regularmente passar em revista suas atividades normais e as circunstâncias a fim de estar sempre identificando e dando atenção situações de perigo ou fraqueza.

Um exemplo: aikidocas costumam ver pontos fracos em sua arte, quando a comparam com outras artes marciais.

Consequentemente ele passa a se sentir tentado a discutir situações hipotéticas com relação às técnicas de AIKIDO do tipo "e se....?"

Na verdade não se treina aikido para se descobrir capaz de enfrentar o campeão mundial de karatê, ou de box ou de luta-livre.

A partir do momento em que eu canalizo minhas energias para esse tipo de pensamento, como se esse fosse o meu objetivo em treinar AIKIDO, como poderei eu estar preparado para todo e qualquer outro tipo de ameaça ou ataque a que a gente se sente exposto o tempo todo durante o dia-a-dia, durante a vida?

Pensar assim só é bom para discussões acadêmicas. Não há como hierarquizar as artes em termos de eficácia nem como ficar especulando sobre a relatividade de seus métodos.

Quem pensa assim é melhor que nem comece a treinar AIKIDO.

A abordagem do AIKIDO não é por esse lado.

O objetivo é proteger a vida, a saúde, a integridade física, a liberdade, a propriedade, e não para derrotar o semelhante como num torneio.

Vamos supor que a gente se depare com algum ataque aleatório. A gente pode ser surpreendido caminhando pela rua, dirigindo o carro, e mesmo dentro de casa. No mundo real assaltantes geralmente portam armas de fogo, facas e vêm acompanhados de comparsas.

O elemento surpresa geralmente é o que dá sucesso a esse tipo de ataque aleatório.

Não se trata de avaliar a qualidade, a sofisticação do ataque, mas sim o fato de que a vítima quase sempre é apanhada desprevenida, com a guarda baixa, no que vai resultar em sua derrota, ou morte.

Aqui é quando se deve dar ênfase muito mais ao preparo psicológico do que ao conhecimento de qualquer técnica específica de defesa.

Temos que desenvolver um constante estado de alerta a fim de responder imediata e instintivamente a ameaças inesperadas. Temos que nos tornar saudáveis, flexíveis e indivíduos bem preparados para nos adaptar rapidamente a qualquer mudança de situação.

Comentários