O dar e o receber

Aikidô é a arte do receber, harmozinar e devolver. O bom aikidoca consegue se servir da energia negativa de um ataque para, transformando em energia harmonizada, devolver ao seu agressor um movimento reconfortante e a certeza de que não pôde ferir quem ele queria.

Claro, que na hora, seu agressor vai se sentir frustrado e talvez até mais tenso. Mas cabe ao bom aikidoca mostra-lhe o quão errado é o seu intento sem com isso ter que machucá-lo. Aí está a beleza do Aikidô assim como de outras artes marciais que não visam a competição e a agressão.

A beleza está em receber toda a fúria e a intenção de agredir e transformá-la em um abraço, ou mesmo uma torção que imobilize, mas nunca machuque. É a lição que o agressor precisa aprender sobre como não é necessário ser violento, forte ou agressivo para se "vencer".

Faz parte dos princípios do Aikidô, portanto, saber como receber as agruras do mundo, aproveitá-las da melhor forma e devolvê-las transformadas ao mundo. Se cada um quevivenciasse a violência devolvesse o amor, todos seríamos mais felizes porque não aconteceria a perpetuação do ódio.

Fique bem.

Comentários