Kawai Sensei morre aos 78 anos

Reishin Kawai, mestre e introdutor do aikidô no Brasil, morreu aos 78 anos, em São Paulo, informou a União Sul-Americana de Aikido, da qual foi fundador. Ele sofreu um acidente vascular cerebral fatal na noite de terça-feira 26.

Clique aqui para ver a publicação original em Made in Japan

Kawai Sensei, como era conhecido por seus discípulos, nasceu no Japão e veio ao Brasil na década de 60, com o objetivo de introduzir e divulgar o aikidô na América do Sul. Com o passar dos anos, muitos de seus discípulos difundiram a arte marcial pelo Brasil.

Reishin Kawai era também especialista em medicina oriental. Em sua vida, ele visitou comunidades nipônicas pelo Brasil, tratando da saúde de pessoas por meio da acupuntura e do shiatsu.

O mestre de aikidô tinha a saúde comprometida devido a uma operação de tumor na próstata, mas se manteve ativo, dirigindo sua academia, até o fim da vida. Seu enterro será hoje, querta-feira 27, às 17h, no Cemitério de Congonhas.

Comentários

Unknown disse…
Foi realmente uma perda muito grande. Meus sentimentos à família do sensei e a toda família aikidoca do pais que perde um dos seus principais contribuidores e mantenedores.

O site da academia voltou ao ar e está hospedado no novo endereço:

http://www.aikidopb.com.br/

Agora temos o BR no final.